Bom, primeiramente esta será uma exposição sobre uma build específica de Criador, podendo ter certamente variações,
mas, exponho a mais comum e eficiente tanto em GvG quanto MvP e PvM.
Creator ASPD (Spammer) - Build mais eficiente para os que farão spam de AD.
*Spammer é o Criador que vai jogar várias bombas em sequência. Spam é a execução de uma mesma ação diversas vezes.
Atributos:
Str - 01+15
Agi - 25+20
Vit - 01+04
Int - 99+28
Dex - 99+37
Luk - 01+11
OBS: A utilização de Stuffs como Salada Verde (+5 de Destreza), Coquetel Sopro do Dragão (+10 de Inteligência), Caixa da Escuridão (Habilidade Concentração lvl 1 - +3% de agi e dex) são muito bem vindos.
Mas porquê de tais atributos?
Criador full aspd, é a versão de criador que irá spamar o maior número de bombas por segundo, associado à um alto
dano em função da inteligência.
"Como assim?"
Vamos lá!
Os criadores tem o dano da sua melhor habilidade (AD = Acid Demonstration; Bomba Ácida) calculado sobre uma relação
entre a inteligência do usuário e a vitalidade do adversário. Quanto maior a int do criador e a vit do alvo, maior
será o dano, portanto, inteligência é prioridade.
O tempo de conjuração da habilidade, se dá numa relação com a destreza, portanto, quanto menor o tempo de
conjuração, melhor será para o jogador soltar suas bombas em seus alvos.
"Até aí eu entendi, mas, para que agilidade? Ele irá atacar de curto alcançe também?"
A velocidade de ataque, normalmente chamada de ASPD (Atack Speed), é o parâmetro que irá definir o intervalo entre
as conjurações (Delay). Quanto maior a aspd, mais ações por segundo você poderá realizar. Dessa forma, o "resto" dos
pontos, são dados à agilidade, para reduzir o seu Delay. Com o set descrito abaixo, você irá obter a aspd máxima tranquilamente apenas com os buffs básicos, tornando seu delay praticamente nulo.
"Mas meu criador ficou muito fraco, ele morre e recebe atordoamento muito fácil! O que eu
faço?"
Veremos então os equipamentos:
Topo: +5 Elmo de Diabolus [Carta Golem Estalactítico]
Meio: +5 Elmo de Diabolus [Carta Golem Estalactítico]
Boca: +5 Elmo de Diabolus [Carta Golem Estalactítico]
Armadura: +4 Armadura das Valquírias [Carta Druida Malígno]
Arma: Faca [Carta Cecil Damon x4]
Escudo: +7 Escudo Farpado [Carta Sapo de Thara]
Capa: +4 Manteau de Diabolus [Carta Raydric;Carta Jakk]
Sapatos: +4 Botas de Diabolus [Carta Matyr]
Acessório 1: Chifre de Bisão [Carta Fumacento]
Acessório 2: Luva de Orleans [Carta Zerom]
"Eu não entendi os equipamentos?!"
Com 1 de vitalidade, seu personagem irá receber diversos Stuns (atordoamentos) durante o GvG.
"Hã?!"
Quanto maior a vitalidade do usuário, menor a chance do mesmo de receber Status como sangramento, atordoamento e
etc. Quanto menor a vitalidade, maior a chance de ser alvo de tais status.
Dessa forma, como seu personagem terá apenas 1 ponto de vitalidade, ele ficará muito vulnerável ao atordoamento das
ciganas (habilidade Escândalo) durante o GvG.
"Não é melhor eu colocar 97 de vitalidade no meu criador?" (97 de vitalidade é o ponto que dá resistência à Stun;
será abordado futuramente).
Se você colocar 97 pontos em vitalidade, você terá que extrair de algum dos atributos, muitas vezes de ao menos 2;
agilidade, inteligência e destreza. Como não é vantajoso para o criador reduzir o dano da bomba (pouca int), reduziro cast (tempo de conjuração) das bombas (dex) e o delay entre as conjurações (agi), portanto, prepara-se o Set
Anti-Stun:
+5 Elmo de Diabolus [Golem Estalactítico] :
Aumenta a resistência a Petrificar, Congelamento e Atordoamento em 20%.
A resistência aumenta em 2% para cada nível de aprimoramento do item.
(O bônus por nível de aprimoramento só será válido até o nível +10 do equipamento)
20% de resistência à Stun já é concedidade pelo próprio elmo.
A cada refinamento, adiciona-se 2%. Com refinamento +5, dá-se 10% de resistência à Stun.
A carta Golem Estalactítico concede 20% de resistência à atordoamentos.
Armadura das Valquírias:
Poucas pessoas sabem, mas, a Armadura das Valquírias concede 50% de resistência à Stun.
Fazendo-se a soma, temos:
20% (do Elmo de Diabolus) + 10% (do refinamento do Elmo de Diabolous) + 20% (da carta Golem Estalactítico) + 50% (da
Armadura das Valquírias) = 100% de resistência à Atordoamentos.
Dessa forma, adquirimos 100% de resistência aos atordoamentos e anulamos o problema dos Stuns que as ciganas dão.
"Tudo bem, até aí eu entendi, mas, meu criador fica muito fraco, ele morre muito fácil"
Durante o GvG, os criadores recebem Redenção dos Paladinos. Dessa forma você consegue adequar à build do seu criador
à um grande spam de AD's e não será frágil. (Os paladinos com todo o suporte de Maçãs de Idun, Criadores SPP e os
Buffs de Def no seu próprio personagem, como angelus, assumptio, cartas de redução de dano, como Thara, irão fazer
com que o paladino sustente tranquilamente o dano recebido.
"E o resto daqueles equipamentos?! Não entendi nada!"
Veremos o resto dos equipamentos:
Armadura das Valquírias (Carta Drúida Malígno)
A carta Druída Maligno além de conceder 1 ponto em inteligência, torna o usuário imune à congelamento e
petrificação.
Dessa forma, mesmo que o ME (proteger terreno; NUNCA deve falhar. Será explicado nos próximos guias) falhe e você receba uma
Nevasca, você não será congelado. A mesma coisa aconteçe caso tentem te petrificar.
Faca [Carta Cecil Damon x4]
Quando as armas são equipadas, cada tipo concede uma espécie de punição na redução da aspd, em função "do seu peso".
É muito mais fácil atacar com 1 faca do que com um machado, obviamente seus movimentos são mais rápidos.
Isso é apenas uma analogia para explicar, existem tabelas que demonstram as reduções detalhadamente e pode ser
testado no próprio jogo. Faca e Main Gauche concedem a menor redução de aspd do jogo, além de terem 4 slots.
A carta Cecil Damon concede 5% de aumento na ASPD, portanto, quanto maior a ASPD, maior o spam de AD's.
Escudo Farpado +7 [Carta Sapo de Thara]
O Escudo Farpado, quando equipado junto aos Chifres de Bisão (Apenas 1, o efeito do combo não é acumulativo),
concede 10% de aumento na velocidade de ataque. Como já foi explicado, quanto maior a aspd, maior o spam de
demonstrações ácidas.
A carta Sapo de Thara, como a grande maioria sabe, diminui em 30% o dano recebido por humanóides. Assim, auxilia o
paladino a não segurar tanto dano, já que é reduzido no próprio criador.
Manteau de Diabolous [Carta Raydric]:
O Manteau de Diabolous concede 5% de resistência à ataques da propriedade neutra. Mesmo sendo um alto dano, muitas
vezes, equipado com raydric, e somado à carta Sapo de Thara, o dano de Punho Supremo de Azura é reduzido de tal
forma, que com o suporte certo, o paladino consegue absorver tranquilamente um dano como esses.
Assim, esses 5% irão auxiliar na redução de danos de propriedade neutra, além de que o mesmo, faz combo com as Botas
de Diabolus.
A carta Raydric, como a maioria sabe, concede 20% de resistência à dano da propriedade neutra, auxiliando na redução
do dano que será repassado ao Paladino.
Botas de Diabolous [Carta Matyr]:
As Botas de Diabolous, quando equipadas juntas ao Manteau de Diabolous, concede um bônus de de 6% de HP, além do seu
próprio bônus de HP máximo do usuário em 10x o Nível Base.
A carta Matyr, além de conceder 10% de HP, concede ao usuário 1 ponto de agilidade. Como já foi dito, agilidade
aumenta aspd, consequentemente aumentando o spam de bombas.
Acessório 1: Chifre de Bisão [Carta Fumacento]
Como já foi comentado acima, o Chifre de Bisão, quando equipados junto ao Escudo Farpado, concede aumento de 10% na
aspd. Aumento de aspd, aumento no spam de bombas.
A carta Fumacento, é um recurso utilizado quando ocorre os chamados Miss Clicks. A carta fumacento permite utilizar
a habilidade Esconderijo.
Caso haja algum Mestre vindo em sua direção por exemplo, e você não consiga eliminá-lo antes de chegar em você,
utiliza-se tal recurso, para fugir de um dano de tal magnitude.
Tal aspecto é discutível e comentárei abaixo.
Acessório 2: Luva de Orleans [Carta Zerom]
A Luva de Orleans Concede +2 pontos de destreza. Como sabemos, destreza tem grande importância, visto que, o tempo de conjuração é menor quando têm-se maior dex.
A carta Zerom, como muitos sabem, concede +3 pontos de Dex. Seguindo-se sob o mesmo princípio acima, redução no cast (tempo de conjuração), permite que sua bomba carregue mais rápido.
"Ok, esse Set é perfeito, mas, o que eu faço se não os tenho?"
Bom, segue alguns equipamentos que lhe auxilie, ENQUANTO NÃO PROVIDENCIA tais equipamentos.
O Elmo de Diabolous, no servidor Dinasty, é vendido por ROP's. É simples encontrar players que vendem ROP's por em
torno de 13-14kk. O Elmo também dropa do Imperador Morroc. Caso você monte um grupo forte, tal elmo dropa dele com
chance de 100% (nesse servidor).
Caso você não consiga adquirir, o elmo pode ser substituido TEMPORARIAMENTE pelo Elmo do Dragão de Ouro, que concede
5% de aspd além de +3 em todos os atributos. Se você estiver utilizando Elmo do Dragão de Ouro, equipe no olho e meio Óculos Pretos e Máscara Colorida, respectivamente. Óculos pretos podem ser substituídos por Olhos Biônicos também.
A carta Golem Estalactítico é insubstituível e o monstro é simples de matar. Pouco tempo de trabalho adquire-se tal carta, além, de que pode ser comprada fácilmente.
Na verdade até dá para substituir a Golem por Salgueiro Ancião, mais seu Criador ficará muito porco e receberá chuva de Stun.
Armadura das Valquírias, podem ser substituidas TEMPORARIAMENTE por uma Armadura de Meteo, que concede 30% de
resistência à Stun.
Faca [Cecil Damon x4]:
Enquanto você não providencia as cartas Cecil Damon, pode jogar sem nada equipado na mão. Nenhum equipameto equipado não dá redução na aspd.
As cartas Cecil Damon, são obtidas no mapa Biolaboratório de Somatologia no 3º andar. Um Mestre bem feito elimina em
1 azura.
Escudo farpado: O Escudo Farpado também é de fácil aquisição, podendo ser adquirido dropando ou comprando por cerca
de 2-3kk.
Carta Sapo de Thara, a grande maioria tem, também é de fácil aquisição, podendo ser adquirido dropando ou comprando.
Caso você esteja usando o Elmo do Dragão de Ouro, pode-se utilizar a carta Crânio Flamejante, para auxiliar na redução de Atordoamento.
Manteau de Diabolous: O Manteau dropa do monstro Sombra da Inveja. O drop é relativamente fácil (0.45% nesse
servidor). Com um Mestre Full Azura e uma possível assistência de 1 cigana ou 1 sacerdote, elimina-se o monstro
facilmente. Mais dúvidas, procure-me no jogo que eu explico como mata.
Enquanto não obtêm-se tal capa, pode ser substituida pelo combo Cachecol de Lã e Sapatos da Maré.
Carta Raydric: A carta Raydric é a mesma coisa da Thara, fácil drop e fácil aquisição no mercado, hoje em torno de
5-6kk. Em alguns casos, em função do overdamage dado pelo MS (Chuva de Meteoros) quando utiliza-se a Carta Druida Malígno, pode-se substituir a Raydric por Jakk, ou a Druida Malígno por Cavalo-Marinho.
Botas de Diabolous: As Botas de Diabolus só se tem obtênção por via do próprio Imperador Morroc. Montando um grupo
organizado e forte, elimina-o tranquilamente.
As botas podem ser substituidas por Sapatos da Maré temporariamente.
Carta Matyr: A carta Matyr é a mesma coisa da Thara e Raydric, fácil drop e fácil aquisição no mercado.
Chifres de Bisão: Os chifres de bisão podem ser substituídos pelo acessório da Batalha Campal (Battleground). 8
jogadores jogando algumas partidas obtêm-se tal acessório, além de que você faz amigos e pratica trabalho em equipe.
Luvas de Orleans: As Luvas de Orleans podem ser substituídas por Luva[1], enquanto não se adquire. Tal acessório
dropa com uma chance de 0.6%. Monstro relativamente simples de se matar com um Mestre apenas em um golpe.
Dúvidas sobre como eliminá-lo, podem me contatar no jogo.
As cartas Fumacento e Zerom, também são fáceis de dropar ou comprar.
A carta Fumacento é discutível, de forma que, se você está redentado por um paladino adequado, ele deve absorver tranquilamente um possível Azura, e pode-se portanto substituí-la por outra carta Zerom.
Sobre os refinamentos:
O refinamento do Elmo de Diabolus é imprescindível que seja de 5 ou acima. Todos os outros refinamentos, quanto maior serão muito bem-vindos, de forma a aumentar a DEF e DEFM.
Quaisquer desejos de dropar essas cartas, indico-lhes a utilização de um Sniper, que tornará o drop muito mais
fácil.
O resto dos drops que eu comentei com mestres, será muito simples também.
Esse é apenas 1 guia explicando basicamente a build de um Criador Spammer. Como tudo no ragnarok, a montagem de um
personagem demanda tempo e trabalho. Determine horários e dias para dropar, que tornará fácil e nem tanto cansativo.
Sobre o posicionamento de Criadores Spammer veja o tópico:
http://www.jogueragn...cionamento-gvg/
*No tutorial que o Kamus postou, os Spammers pra quem não sabe são os Creators DD
Durante o GvG, o auxílio de Buffs como "Aumentar Agilidade", "Benção", "Crepúsculo Sangrento" e "Poema de Bragi" irão lhe conceder uma melhora significativa no spam das suas AD's.
Como o dano da AD está associado à vitalidade do alvo, procure sempre focar-se em classes de alta vit, como paladinos, professores, e os pontos chave da aliança adversária. Na maioria das vezes, nunca jogue bombas em Criadores ASPD adversários, pois, como foi visto, 1 de vitalidade irá surtir em um dano irrisório.
Guia feito por Caio Garcia.
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